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Algoritmos Computacionais

Capítulo 4

Estrutura de Dados

4.1 Estruturas de dados Primitivas e Não Primitivas

Estruturas primitivas

  • inteiro, 
  • caracter, 
  • real, etc.
 A maioria dos computadores têm instruções para manipulá-las.
 

Tipos de dados não-primitivos:

Vetor - É um conjunto que contém um número fixo de elementos de um mesmo tipo. Cada elemento do vetor está associado a um índice único.
Ex.: Vetor de números inteiros [0,4,7,10,3,2,0,4]
Um vetor deve possuir um nome.
Ex.: VETOR_INTEIRO

Ex.: Algoritmo para ler as notas de 3 alunos e imprimir os nomes daqueles cujas notas forem maior que a média.
 
Algoritmo Notas {Sem Vetor}
Início
    Ler Nome1, Nota1
    Ler Nome2, Nota2
    Ler Nome3, Nota3
    Média <- (Nota1+Nota2+Nota3)/3.0
    Se Nota1 > Média
      Então Imprimir Nome1
    Fim Se
    Se Nota2 > Média
       Então Imprimir Nome2
    Fim Se
    Se Nota3 > Média
       Então Imprimir Nome3
    Fim Se
Fim de Notas.
Algoritmo Notas {Com Vetor}
Início
 Para I <- 1 Até 3 Faça
  Ler Nome[I], Nota[I]
 Fim Para
 {Cálculo da Média}
 Soma <- 0.0
 Para I <- 1 Até 3 Faça
  Soma <- Soma + Nota [I]
 Fim Para
 Média <- Soma/3.0
 Para I <- 1 Até 3 Faça
  Se Nota[I] > Média
  Então Imprimir Nome[I]
  Fim Se
 Fim Para
Fim de Notas


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