Cyro Alves Borges Júnior
Categoria: Permanente
Doutor, UFRJ, Brasil, 1997
Construção Civil
cyroborges@terra.com.br
Currículo Lattes

 

Cyro Alves Borges Jr. é engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou em construção pesada e montagem de estruturas metálicas, pela Fábrica de Estruturas Metálicas – FEM, subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional. Foi engenheiro de obra na primeira fase de construção da Linha Vermelha e Perimetral, ocupando a sua Coordenação Geral. Chefiou a montagem do Hangar nº 1 da Varig, da área industrial do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) - maior vão em treliça da América do Sul e um dos 5 maiores hangares do mundo. Foi chefe da construção da fábrica de estruturas metálicas da FEM em São Luis do Maranhão. Requisitado pela CSN, trabalhou na expansão da Usina Presidente Vargas (Volta Redonda) exercendo a chefia do diligenciamento da Coqueria nº 2. Chefiou a Coordenação de Mercado da FEM, onde desenvolveu metodologia de auto-construção de pontes metálicas. Negociou pacote de 289 pontes no contrato DNER/RFFSA/CSN/FEM, de US$ 1,6 milhões. Trabalhou na Gerência de Mercado da Direção Comercial da CSN. Em 1990 se inscreveu no programa de pós-graduação da COPPE, onde obteve seu Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção, com trabalhos na área de avaliação econômica de projetos industriais siderúrgicos e competitividade econômica da fabricação sob encomenda no Brasil. É professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da UERJ, e desde 1984 ministra as disciplinas de Controle da Qualidade Industrial (CQI) e Planejamento e Controle da Produção (PCP). É líder do grupo de Pesquisa Produção (junto ao CNPq), com trabalhos de melhoria da produtividade na indústria automobilística. Orienta trabalhos em Resende (campus da UERJ) junto à VW/caminhões e Peugeot/Citröen, e em Taubaté (campus da UNITAU) junto à VW/Taubaté, GM/São José dos Campos e fornecedores da indústria automobilística. Na engenharia civil está desenvolvendo trabalhos voltados para implantação da Lean Construction em obras de estrutura metálica. Esses estudos pretendem elaborar métodos de utilização de ferramentas gerenciais, originárias das fábricas de automóveis TOYOTA, em canteiros de obras de construção predial. Seu objetivo mais amplo é o de mudanças no processo construtivo que permitam melhoria da produtividade e competitividade dos prédios comerciais em aço.