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Cyro
Alves Borges Júnior Categoria: Permanente Doutor, UFRJ, Brasil, 1997 Construção Civil cyroborges@terra.com.br Currículo Lattes |
Cyro
Alves Borges Jr. é engenheiro civil formado pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou em construção
pesada e montagem de estruturas metálicas, pela Fábrica
de Estruturas Metálicas – FEM, subsidiária da
Companhia Siderúrgica Nacional. Foi engenheiro de obra na primeira
fase de construção da Linha Vermelha e Perimetral, ocupando
a sua Coordenação Geral. Chefiou a montagem do Hangar
nº 1 da Varig, da área industrial do Aeroporto Internacional
Tom Jobim (Galeão) - maior vão em treliça da
América do Sul e um dos 5 maiores hangares do mundo. Foi chefe
da construção da fábrica de estruturas metálicas
da FEM em São Luis do Maranhão. Requisitado pela CSN,
trabalhou na expansão da Usina Presidente Vargas (Volta Redonda)
exercendo a chefia do diligenciamento da Coqueria nº 2. Chefiou
a Coordenação de Mercado da FEM, onde desenvolveu metodologia
de auto-construção de pontes metálicas. Negociou
pacote de 289 pontes no contrato DNER/RFFSA/CSN/FEM, de US$ 1,6 milhões.
Trabalhou na Gerência de Mercado da Direção Comercial
da CSN. Em 1990 se inscreveu no programa de pós-graduação
da COPPE, onde obteve seu Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção,
com trabalhos na área de avaliação econômica
de projetos industriais siderúrgicos e competitividade econômica
da fabricação sob encomenda no Brasil. É professor
adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da UERJ, e desde
1984 ministra as disciplinas de Controle da Qualidade Industrial (CQI)
e Planejamento e Controle da Produção (PCP). É
líder do grupo de Pesquisa Produção (junto ao
CNPq), com trabalhos de melhoria da produtividade na indústria
automobilística. Orienta trabalhos em Resende (campus da UERJ)
junto à VW/caminhões e Peugeot/Citröen, e em Taubaté
(campus da UNITAU) junto à VW/Taubaté, GM/São
José dos Campos e fornecedores da indústria automobilística.
Na engenharia civil está desenvolvendo trabalhos voltados para
implantação da Lean Construction em obras de estrutura
metálica. Esses estudos pretendem elaborar métodos de
utilização de ferramentas gerenciais, originárias
das fábricas de automóveis TOYOTA, em canteiros de obras
de construção predial. Seu objetivo mais amplo é
o de mudanças no processo construtivo que permitam melhoria
da produtividade e competitividade dos prédios comerciais em
aço.
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