ANÁLISE
ESTRUTURAL DE TORRES DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA SUBMETIDAS AOS EFEITOS
DINÂMICOS INDUZIDOS PELO VENTO
Na prática corrente do projeto de torres de aço treliçadas
para de transmissão de energia elétrica, a avaliação
do comportamento dinâmico das estruturas, de maneira geral, não
é considerada. Contudo, o principal carregamento a ser considerado
na análise estrutural das torres de transmissão de energia elétrica
é produzido pelo vento, que atua de forma dinâmica sobre o sistema
estrutural formado pelos cabos e pelas torres. Além disso, muitas estruturas
desse tipo apresentam características dinâmicas desfavoráveis,
o que as tornam mais vulneráveis a ação do vento. Tendo
em vista que muitos acidentes envolvendo torres desse tipo ocorrem ainda que
a velocidade de vento utilizada no projeto não tenha sido atingida,
é possível que em muitos casos o colapso tenha sido governado
pelas ações dinâmicas. Assim sendo, esse estudo tem por
objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de analise estrutural que possibilite
uma avaliação mais completa acerca do comportamento das torres
de transmissão de energia, considerando, obviamente, as características
dinâmicas do sistema. Este trabalho de pesquisa propõe a utilização
de um modelo de elementos finitos capaz de reproduzir com fidelidade o comportamento
acoplado entre os cabos da linha de transmissão e estrutura quando
submetidos aos carregamentos dinâmicos e não determinísticos
produzidos pelo vento. O modelo tridimensional estudado é constituído
por elementos finitos de viga e de treliça e considera o efeito de
não-linearidade geométrica decorrente, principalmente, dos grandes
deslocamentos sofridos pelos cabos e isoladores. O carregamento do vento é
modelado como um processo aleatório a partir das suas propriedades
estatísticas. Os resultados obtidos ao longo desse estudo mostram que
a parcela dinâmica da resposta das estruturas pode ser determinante
no seu comportamento. Nesse caso, a utilização de uma análise
estrutural estática pode resultar no mau dimensionamento das torres
e, conseqüentemente, em possíveis acidentes.