AVALIAÇÃO DA RESPOSTA DINÂMICA DE PONTES RODOVIÁRIAS COM PAVIMENTOS IRREGULARES E COMPARAÇÃO COM A METODOLOGIA DE PROJETO PROPOSTA PELA NBR 7187

Nesta dissertação é desenvolvida uma análise dinâmica sobre pontes rodoviárias de concreto armado devido à travessia de comboios de veículos, tipo TB-12 e TB-45, propostos pela NBR 7188/1984, sobre o pavimento irregular dessas obras de arte. O estudo é feito segundo metodologia de análise no domínio do tempo de acordo com um modelo estatístico. O modelo matemático é concebido de forma a simular o conjunto dos veículos e do tabuleiro, denominado de sistema veículo-ponte. Considera-se a participação das massas e das rigezas dos veículos na definição das freqüências do conjunto e, conseqüentemente, na força de interação entre os veículos e a ponte. Simula-se o tabuleiro das obras de arte por uma viga modelada com base em elementos finitos de barras, massas concentradas nos nós e flexibilidade distribuída. Aos nós estão associados os movimentos de rotação no plano e de translação vertical. São considerados dois modelos distintos para representar os veículos. Essas viaturas são simuladas por sistemas de massas, molas e amortecedores, com graus de liberdade na translação e rotação no plano. As irregularidades da pista são definidas por um modelo matemático não-determinístico, com base na densidade espectral do perfil do pavimento, obtida experimentalmente. O carregamento sobre a superestrutura das pontes é constituído por uma sucessão de veículos idênticos, igualmente espaçados e deslocando-se com velocidade constante sobre o tabuleiro. São estudadas as respostas de dois modelos estruturais existentes, com base em tabuleiros isostáticos e hiperestáticos, em concreto armado, com e sem balanços respectivamente, em seção do tipo múltiplo “T”, em termos de deslocamentos e esforços nas seções onde ocorrem os efeitos máximos. Observa-se a influência das características dos comboios sobre a resposta dinâmica das pontes analisadas. As conclusões deste trabalho versam sobre uma análise crítica acerca dos níveis de amplificação da resposta dinâmica dos modelos estudados, confrontando esses resultados com aqueles fornecidos correntemente pela NBR 7187/1987.