AVALIAÇÃO
DA RESPOSTA DINÂMICA DE PONTES RODOVIÁRIAS COM PAVIMENTOS IRREGULARES
E COMPARAÇÃO COM A METODOLOGIA DE PROJETO PROPOSTA PELA NBR 7187
Nesta dissertação é desenvolvida uma análise
dinâmica sobre pontes rodoviárias de concreto armado devido à
travessia de comboios de veículos, tipo TB-12 e TB-45, propostos pela
NBR 7188/1984, sobre o pavimento irregular dessas obras de arte. O estudo
é feito segundo metodologia de análise no domínio do
tempo de acordo com um modelo estatístico. O modelo matemático
é concebido de forma a simular o conjunto dos veículos e do
tabuleiro, denominado de sistema veículo-ponte. Considera-se a participação
das massas e das rigezas dos veículos na definição das
freqüências do conjunto e, conseqüentemente, na força
de interação entre os veículos e a ponte. Simula-se o
tabuleiro das obras de arte por uma viga modelada com base em elementos finitos
de barras, massas concentradas nos nós e flexibilidade distribuída.
Aos nós estão associados os movimentos de rotação
no plano e de translação vertical. São considerados dois
modelos distintos para representar os veículos. Essas viaturas são
simuladas por sistemas de massas, molas e amortecedores, com graus de liberdade
na translação e rotação no plano. As irregularidades
da pista são definidas por um modelo matemático não-determinístico,
com base na densidade espectral do perfil do pavimento, obtida experimentalmente.
O carregamento sobre a superestrutura das pontes é constituído
por uma sucessão de veículos idênticos, igualmente espaçados
e deslocando-se com velocidade constante sobre o tabuleiro. São estudadas
as respostas de dois modelos estruturais existentes, com base em tabuleiros
isostáticos e hiperestáticos, em concreto armado, com e sem
balanços respectivamente, em seção do tipo múltiplo
“T”, em termos de deslocamentos e esforços nas seções
onde ocorrem os efeitos máximos. Observa-se a influência das
características dos comboios sobre a resposta dinâmica das pontes
analisadas. As conclusões deste trabalho versam sobre uma análise
crítica acerca dos níveis de amplificação da resposta
dinâmica dos modelos estudados, confrontando esses resultados com aqueles
fornecidos correntemente pela NBR 7187/1987.