INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE, DO ESPAÇAMENTO E DO NÚMERO DE VEÍCULOS SOBRE A RESPOSTA DINÂMICA DE PONTES RODOVIÁRIAS DE CONCRETO ARMADO

Nesta dissertação são avaliados os efeitos dinâmicos provenientes da travessia de comboios de veículos sobre o tabuleiro irregular de obras de arte rodoviárias de concreto armado. O modelo matemático empregado para simular numericamente o comportamento do sistema “veículo-ponte” considera a participação da massa e da rigidez das viaturas na definição das freqüências do sistema e, conseqüentemente, a força de interação entre os veículos e a ponte é afetada pela flexibilidade desta. A ponte é modelada a partir do emprego de elementos finitos de barra unidimensionais e discretizado com massas concentradas e flexibilidade distribuída. O modelo de veículo empregado baseia-se no veículo TB-12 preconizado pela norma brasileira NBR 7188. Este veículo é simulado por sistemas de massas, molas e amortecedores sendo descrito por graus de liberdade à translação e rotação no plano. As irregularidades da pista são definidas por um modelo não-determinístico com base na densidade espectral do pavimento. O carregamento sobre a ponte é constituído por sucessões de veículos deslocando-se com velocidade constante sobre a obra. Devido à própria natureza das irregularidades da pista e do comboio de veículos, atenção especial é concentrada na fase permanente da resposta do sistema. São estudadas as respostas de dois modelos estruturais existentes, com base em tabuleiros isostáticos, em concreto armado, com e sem balanços, em seção do tipo “T” e duplo “T”, respectivamente, em termos de deslocamentos e esforços nas seções onde ocorrem os efeitos máximos. As conclusões do trabalho versam acerca da influência da velocidade, do espaçamento e, bem como, do número de veículos, para diversas situações distintas de carregamento, no que tange a resposta dinâmica das obras de arte rodoviárias de concreto armado em estudo, como também a magnitude dos efeitos dinâmicos provenientes da interação dos veículos com o pavimento irregular.