INFLUÊNCIA
DA VELOCIDADE, DO ESPAÇAMENTO E DO NÚMERO DE VEÍCULOS SOBRE
A RESPOSTA DINÂMICA DE PONTES RODOVIÁRIAS DE CONCRETO ARMADO
Nesta dissertação são avaliados os efeitos dinâmicos
provenientes da travessia de comboios de veículos sobre o tabuleiro
irregular de obras de arte rodoviárias de concreto armado. O modelo
matemático empregado para simular numericamente o comportamento do
sistema “veículo-ponte” considera a participação
da massa e da rigidez das viaturas na definição das freqüências
do sistema e, conseqüentemente, a força de interação
entre os veículos e a ponte é afetada pela flexibilidade desta.
A ponte é modelada a partir do emprego de elementos finitos de barra
unidimensionais e discretizado com massas concentradas e flexibilidade distribuída.
O modelo de veículo empregado baseia-se no veículo TB-12 preconizado
pela norma brasileira NBR 7188. Este veículo é simulado por
sistemas de massas, molas e amortecedores sendo descrito por graus de liberdade
à translação e rotação no plano. As irregularidades
da pista são definidas por um modelo não-determinístico
com base na densidade espectral do pavimento. O carregamento sobre a ponte
é constituído por sucessões de veículos deslocando-se
com velocidade constante sobre a obra. Devido à própria natureza
das irregularidades da pista e do comboio de veículos, atenção
especial é concentrada na fase permanente da resposta do sistema. São
estudadas as respostas de dois modelos estruturais existentes, com base em
tabuleiros isostáticos, em concreto armado, com e sem balanços,
em seção do tipo “T” e duplo “T”, respectivamente,
em termos de deslocamentos e esforços nas seções onde
ocorrem os efeitos máximos. As conclusões do trabalho versam
acerca da influência da velocidade, do espaçamento e, bem como,
do número de veículos, para diversas situações
distintas de carregamento, no que tange a resposta dinâmica das obras
de arte rodoviárias de concreto armado em estudo, como também
a magnitude dos efeitos dinâmicos provenientes da interação
dos veículos com o pavimento irregular.